Tema quente da mobilidade brasileira, a luta contra a privatização do Metrô de São Paulo, da CPTM e da Sabesp foi o motivo da maior greve do transporte por trilhos da Região Metropolitana de São Paulo interferindo na mobilidade de mais de sete milhões de pessoas. Outra greve, ainda maior, está marcada para 28/11/2023.
Uma das lideranças sindicais à frente desse movimento, Camila Lisboa, conversou com o Roda e Passe no mês passado e contou que, ao contrário do que muita gente pensa, a população entende e apoia greves como essas, que visam defender a qualidade e o acesso da população à direitos constitucionais como o transporte e a água.
A informação, porém, não é um achismo, e sim o resultado de uma pesquisa que ela realizou para compor a dissertação de mestrado, Os subterrâneos das greves: a percepção dos usuários do Metrô sobre as ações sindicais de seus trabalhadores, defendida na Universidade de São Paulo.
Nela, 60% dos passageiros concordam total ou parcialmente com os objetivos das greves de trabalhadores do Metrô paulista. Eu percebi isso ao vivo, e conto o que vi enquanto fazia a reportagem para o terceiro e último episódio da primeira temporada do Roda e Passe Podcast, que buscou ampliar as vozes da mobilidade para além da Bicicleta. Ja foram ouvidos o Rogério Rai, do Pedale-se e a Sandra Ramalhoso, da Associação G-14 Pós-Pólio.
Esse novo formato jornalístico do Jornal Bicicleta é resultado da tutoria de quatro meses facilitada pelo Programa Acelerando Negócios Digitais do International Center for Journalists (ICFJ) – Centro Internacional para Jornalistas, para o qual foi selecionado juntamente com outros 80 projetos de jornalismo local ou especializado, criados por jornalistas independentes de todo o Brasil.
Crédito da foto: Paulo Pinto – Agência Brasil – 2/10/2023
Baixe a seguir o terceiro episódio do Roda e Passe Podcast com Camila Lisboa
Ou siga o link para o Spotify.
Descubra mais sobre Jornal Bicicleta
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
