Concorrência para manutenção de ciclovias de São Paulo foi congelada pela Secretaria Municipal de Mobilidade

Está congelada desde o dia 16 de julho passado a concorrência criada pela Secretaria de Mobilidade e Trânsito para que empreiteiras registrem uma ata de preços visando a prestação de serviços de manutenção nos quase 700 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas existentes na cidade de São Paulo, por doze meses, ao custo de aproximados R$ 105 milhões.

Segundo informações obtidas por este JB, o departamento jurídico da Fremix, uma empreiteira que já prestou serviços para a prefeitura na requalificação cicloviária, entrou com uma representação no Tribunal de Contas do Município contra os termos do edital.

Segundo apuramos, a área técnica da Secretaria de Mobilidade da prefeitura já respondeu aos questionamentos enviados pelo TCM, o que deve gerar a publicação de um novo edital e atrasar ainda mais a realização da manutenção.

Nós perguntamos ao tribunal o conteúdo da contestação, mas a assessoria optou por não divulgá-lo, limitando-se a informar o nome de quem fez a representação. O TCM disse ainda que o congelamento da licitação foi iniciativa da SMT.

Informaram ainda que a área técnica do TCM deve enviar até 19 de agosto um relatório conclusivo para ser deliberado pelo conselheiro Domingos Dissei, designado para ser o relator.

Até 35% das ciclovias e ciclofaixas estão em péssimo estado de conservação

Um recente estudo da Ciclocidade apontou que 35% das ciclofaixas estão em péssimo estado, o que pode levar a ciclistas sofrerem lesões. Uma delas, no Rio Pequeno, já perdeu toda a tinta e muitos dos tachões que servem para evitar que carros invadam o trecho destinado a bicicletas.


Descubra mais sobre Jornal Bicicleta

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.