A World Naked Bike Ride (WNBR), também conhecida em português por Pedalada Pelada, é uma campanha global em que os participantes planejam, se encontram e pedalam juntos sem a obrigação de usar roupas.
Os corpos nus do passeio chamam a atenção dos motoristas e da sociedade para a fragilidade dos ciclistas e pedestres no dia a dia do trânsito. Ao não utilizar roupas, os participantes dão visibilidade aos meios de transportes não motorizados e deixam de ser, durante a campanha, invisíveis.
O objetivo é promover uma visão de segurança no trânsito, de não poluição e de positividade em relação aos corpos das pessoas. É, ao mesmo tempo, um protesto contra os efeitos negativos do petróleo, dos automóveis e das energias não-renováveis.
O código de vestimenta é o quão pelado você ousar, do inglês bare as you dare. A nudez total ou parcial é encorajada, porém não é obrigatória em todas as pedaladas ao redor do mundo. A não obrigatoriedade de cobrir as partes íntimas diferencia essa pedalada dos outros eventos ciclísticos. (texto: Wikipedia)
A Pedalada Pelada acontece anualmente em São Paulo desde 2008 no segundo sábado de março. Em 2020 e 2021 o ato não ocorreu em virtude da Covid-19. Apesar da pandemia ainda não ter se encerrado, em 2022 a WNBR retornará, mas com o pedido para que os participantes mantenham os cuidados sanitários recomendados, como uso de máscaras, distanciamento entre os ciclistas e vacinação em dia.
O encontro acontece no formato de Massa Crítica, ou seja, não há organizadores, líderes ou participação de qualquer instituição. O trajeto do ato será definido coletivamente entre os presentes.
Você aí parado! Vem pedalar pelado!
Mais amor! Menos motor!
Arte: Viola Sellerino @violasel Ver menos
Descubra mais sobre Jornal Bicicleta
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
