Prefeitura de Campinas escorrega no título do press release: parece 100, mas só entregou 7,8 km de ciclovias em 2023

Para quem é leigo, o título do press release da Emdec, sociedade de economia mista que executa, direta ou indiretamente, os serviços, atividades e funções da Secretaria Municipal de Transportes de Campinas-SP denota que a cidade está desempenhando bom papel no estímulo à bicicleta. Afinal não é qualquer município que poderia se gabar de um feito como este: Mobilidade Sustentável: “mais de 100 km de ciclovias entregues em 2023“.

Print do release: entregar 100 km é diferente do que ultrapassar os 100 km

Não dá nem para dizer que o título é ambíguo. Quem o redigiu foi bem direto: Mais de 100 km de ciclovias entregues em 2023. Fui ler o texto. Logo na segunda frase: “Em 2023, Campinas ULTRAPASSOU os 100 km de rotas cicloviárias…”. Ah bom, foi SÓ uma diferença de verbo. Confundiram ENTREGAR com ULTRAPASSAR, quase nada, afinal, são quase sinônimos (contém ironia).

Parágrafo com a informação correta: entrega foi só de 7,8km em 2023 e de 35 km durante o mandato

Logicamente, não são. Poderiam até dizer que neste ano essa administração foi responsável por 35 km do total em dois anos e meio, com vem explicado na sequêcia e destacado na imagem acima.

O correto, no entanto, seguindo as normas de transparências, seria colocar no título o que está no segundo parágrafo.

“Foram uatro (sic) trechos de ciclovias inaugurados pela Administração Municipal em 2023, que totalizam 7,8 km e levaram Campinas à marca de 101,38 km de rotas cicloviárias”.

Isso é o certo.

No entanto, quiseram dar aquela dourada na pílula, deixar o chefe bem na foto, e acabaram contribuindo para desinformar a população, que geralmente só lê os títulos de notícias como essa.

Foto de abertura: ciclofaixa Escola de Cadetes – Divulgação


Descubra mais sobre Jornal Bicicleta

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.