Para quem é leigo, o título do press release da Emdec, sociedade de economia mista que executa, direta ou indiretamente, os serviços, atividades e funções da Secretaria Municipal de Transportes de Campinas-SP denota que a cidade está desempenhando bom papel no estímulo à bicicleta. Afinal não é qualquer município que poderia se gabar de um feito como este: “Mobilidade Sustentável: “mais de 100 km de ciclovias entregues em 2023“.

Não dá nem para dizer que o título é ambíguo. Quem o redigiu foi bem direto: Mais de 100 km de ciclovias entregues em 2023. Fui ler o texto. Logo na segunda frase: “Em 2023, Campinas ULTRAPASSOU os 100 km de rotas cicloviárias…”. Ah bom, foi SÓ uma diferença de verbo. Confundiram ENTREGAR com ULTRAPASSAR, quase nada, afinal, são quase sinônimos (contém ironia).

Logicamente, não são. Poderiam até dizer que neste ano essa administração foi responsável por 35 km do total em dois anos e meio, com vem explicado na sequêcia e destacado na imagem acima.
O correto, no entanto, seguindo as normas de transparências, seria colocar no título o que está no segundo parágrafo.
“Foram uatro (sic) trechos de ciclovias inaugurados pela Administração Municipal em 2023, que totalizam 7,8 km e levaram Campinas à marca de 101,38 km de rotas cicloviárias”.
Isso é o certo.
No entanto, quiseram dar aquela dourada na pílula, deixar o chefe bem na foto, e acabaram contribuindo para desinformar a população, que geralmente só lê os títulos de notícias como essa.
Foto de abertura: ciclofaixa Escola de Cadetes – Divulgação
Descubra mais sobre Jornal Bicicleta
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
