O fast track das bicicletas compartilhadas em São Paulo

A prefeitura de São Paulo está liberando a instalação de operação de estações de bicicletas de empréstimo nas regiões que estão sendo afetadas pela interdição do viaduto na Marginal Pinheiros em frente ao Parque Villa Lobos. Ali é rota de que vem da Zona Sul de São Paulo para chegar a Osasco e cidades ao longo da Rodovia Castelo Branco, na Zona Oeste ou pegar a Marginal Tietê, para o norte e leste.

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Para quem fazia tais caminhos sobrou cortar por dentro dos bairros;  Butantã, Jaguaré, Rio Pequeno, Raposo Tavares, Pinheiros, Lapa e Santo Amaro sofrem com alta na circulação de automóveis em ruas normalmente tranquilas. O prefeito resolveu atacar com bicicletas compartilhadas e Yellow e Tembici já receberam autorização para instalar estações a título precário, já que entra no rol de medidas emergenciais aprovada por um decreto específico. No entanto só podem funcionar até 20 de fevereiro de 2019.

Na Prefeitura Regional de Santo Amaro, a Yellow vai avançar numa região com alto potencial de uso do sistema. Dezenas de prédios comerciais, restaurantes e residências tornam o distrito um mercado atrativo que beneficia os deslocamentos de funcionários das multinacionais, estudantes e moradores em geral por estar em região plana.  Vai ter Yellow nas ruas Alexandre Dumas, Cancioneiro Popular, Avenida Santo Amaro, Joaquim Nabuco e arredores. São mais de 40 pontos de permissão. A empresa também conseguiu mais 16 estacionamento virtuais na Vila Hamburguesa, Vila Leopoldina e Jaguaré.

Já a Tembici optou por solicitar, até o momento 7 estações a título precário apesar de já ter cumprido todas as exigências pedidas para instalar 248 estações, mas sofre com a morosidade do executivo municipal que tem sido cauteloso com a expansão cicloviária. Devido ao  custo para instalar e desinstalar após dois meses mostra que os pontos escolhidos devem ao menos não gerar prejuízo.

Escolheram por exemplo o Hotel Unique da Brigadeiro Luiz Antônio, com muitos turistas na Avenida Paulista. Também estarão em Santo Amaro, cuja prefeita regional autorizou seis estações físicas, uma delas com capacidade de estacionamento para 29 bicicletas no Metrô Brooklin e outra no Shopping Morumbi, para estacionar até 23.