Comerciantes da rua Luís Gois são contra ciclofaixa. Vereador do PSDB convocou audiência pública para debater assunto.

*Atualizado em 15/03/2021 – Ver comentários no final

Alguns moradores e comerciantes do bairro da Saúde, Zona Sul de São Paulo, perceberam muito tarde que a rua Luís Gois iria receber uma ciclofaixa neste ano. Eles e elas foram descobrir que “perderiam” vagas de estacionamento em um dos lados dessa via de 2,3 quilômetros apenas quando a empreiteira contratada pela prefeitura começou a marcar as linhas e definir onde seriam instalados os tachões e olhos de gato que vão garantir uma circulação mais segura para ciclistas (e por que não pedestres também?) que transitam pelos bairros de Mirandópolis, Ibirapuera, Ana Rosa, Vila Mariana, Jabaquara e que vai conectar-se às já existentes ciclovias da Domingos de Moraes e Ricardo Jafet.

Ciclofaixa vai dar mais segurança para ciclistas

A obra não vai ser revertida. Isso é fato. O dinheiro está empenhado no orçamento da cidade e o assunto quando levado às reuniões da Câmara Temática da Bicicleta (CTB) não tem outra resposta da SMT senão a de que não existe qualquer possibilidade dela não ser concluída até o fim deste mês de março ou de abril, a depender das restrições impostas pela pandemia de Covid-19,.

Não que essa ala anticiclovia do comércio e de moradores não tenha tentado fazer algo. Por meio do vereador Aurélio Nomura (PSDB), reeleito pela quarta vez para a Câmara com pouco mais de 25 mil votos, a turma da grita conseguiu uma audiência pública a ser realizada na segunda-feira, 15 de março de 2021, no plenário virtual da Comissão de Política Urbana do legislativo municipal.

Nomura, politico veterano, fez o máximo que podia nessa situação, que é ouvir munícipes e depois, quem sabe, convocar o secretario de transportes para se explicar. E só, pois o executivo municipal cumpriu com todas as regulamentos, aparentemente.

O feitiço, no entanto, vai virar contra o feiticeiro, pois ativistas da bicicleta e outras moradoras e moradores da Saúde que são a favor da ciclofaixa, vão acessar em peso esse plenário virtual para deixarem as opiniões sobre o que pensam dessa situação. Eles também criaram um abaixo assinado para chamar ainda mais atenção.

O contrafeitiço será da seguinte forma. Os comerciantes que conclamaram os moradores a se rebelarem, por exemplo, não tirando carros de cima da rua para atrapalhar a evolução da obra ou instigando integrantes de grupos de Facebook e Whatsapp a culpar prefeitura e ciclistas pela improvável “falência” de lojas, vão ter a oportunidade de saber que são falsas as premissas em que baseiam as suposições. Entre as reclamações corriqueira figuram frases como “clientes não terão onde estacionar”, que “não fomos consultados antes” ou “não houve planejamento” e toda a cantilena que é ouvida desde que a cidade passou a apostar mais no transporte sustentável e assinou acordos para redução de poluição e de mortes e lesões no trânsito.

Durante a reunião, também ficarão sabendo que:

  • a ciclofaixa da Luís Gois está prevista, pelo menos desde 2016, quando a gestão Haddad entregou o Plano Municipal de Mobilidade Urbana (PlanMob).
  • ela foi ratificada durante o processo estabelecido pelo ex-prefeito Dória, que criou a Lei Anticiclovia para que qualquer nova estrutura fosse primeiro debatida em audiências públicas com a população local.
  • a audiência pública que foi realizada para discutir essa ciclofaixa foi realizada em 24 de junho de 2019 na subprefeitura do Ipiranga e teve ampla divulgação. Mais de 50 pessoas compareceram.
  • que, diferente do que pensam, a ciclofaixa vai fazer bem ao comércio, pois vai atrair outros públicos, e dar mais.
  • ela também vai reduzir sinistros de trânsito, ou sejam, menos mortes e lesões. Locais onde se instalam ciclofaixas costumam acalmar velocidadades.

SERVIÇO:

Audiência Pública Comissão de Política Urbana – 15/03/2021 – 17 horas.

Para participar com direito a fala, precisa se cadastrar nessa página, selecionar a audiência e preencher os dados. A reunião acontece no Microsoft Teams que você pode baixar por lá..

Quem quiser só assistir, será transmitida pelo YouTube.

Para assinar a petição pela manutenção da ciclofaixa é só clicar aqui.

Crédito da foto: Thomas Wang – Bike Zona Sul.

*Thomas Wang, do Bike Zona Sul, apontou as seguintes correções para o texto:

  • A ciclofaixa da Ricardo Jafet não chegou na Luis Góis, ela acaba um pouco antes, na Rua Santa Cruz.
  • O trecho que falta está previsto na licitação do TCM , mas ainda não foi feito
  • A ciclofaixa da Luis Góis vai conectar as ciclos da Domingos e da Rua Primeiro de Janeiro/Alameda dos Boninas , além das futuras ciclofaixas da Av José Maria Whitaker e da Ricardo Jafet/Prof Abraão

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.